Lino é um animador de festas muito azarado que não aguenta mais seu emprego, pois precisa vestir todos os dias uma horrorosa fantasia de um gato gigante e aguentar sempre a mesma rotina de maus tratos das crianças.

Cansado de tudo e tentando se livrar da falta de sorte que o persegue, Lino resolve buscar a ajuda de Don Leon, um suposto “mago” não muito talentoso, que o transforma justamente no que ele mais queria se livrar: sua própria fantasia! Em sua jornada para reverter o feitiço, Lino será confundido com o “maníaco da fantasia” e passa a ser procurado pela polícia, dando início a uma grande aventura. Em cenas divertidas, dinâmicas e inesperadas, Lino descobrirá um novo amor pelo seu trabalho, pelas crianças e um novo sentido para sua vida.

Criadores

Dirigido por Rafael Ribas (O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes – 2009), o filme tem cerca de 1h33min. Conta com as vozes de Selton Mello, Paolla Oliveira e Dira Paes, foi lançado em 7 de setembro de 2017.

O filme foi desenvolvido pelo estúdio StartAnima que já está no mercado há 50 anos e produziu comerciais, curtas e séries. Em 2001 lançou um longa em animação 2D, “O Grilo Feliz” que teve sua sequência em 3D só em 2009.

Bilheteria [Atualizado*]

Segundo o site Adoro Cinema, até 24 de dezembro o longa já havia levado 316 mil espectadores aos cinemas, ultrapassando a barreira dos 4 milhões de reais. Parece pouco se você comparar com animações da Pixar, claro. Mas é mais que o dobro do recorde anterior, que pertencia ao O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes, do mesmo estúdio (sem descontar a inflação).

Somente para efeito de comparação, o Longa de animação brasileiro indicado aos Oscar em 2013, “O Menino e o Mundo”, foi assistido por apenas 35 mil pessoas por aqui.

*Segundo a Agência Nacional de Cinema (ANCINE) o filme de animação mais visto até hoje foi “A turma da Mônica” de 1982, dirigido pelo próprio Maurício de souza, com 1.172.020 espectadores. Como não temos os valores da bilheteria, a comparação só é possível com os dados recentes. As informações Foram fornecidas pelo produtor e animador Alê Camargo.

Cena completa do filme Lino

Confira a lista da bilheteria dos longas de animação brasileiros

[Atualização] Na data da publicação deste artigo, Lino já havia atingido a renda que o coloca em primeiro lugar, segundo os dados oficiais. No quesito público, a animação de Maurício de Souza de 1982 é campeão isolada, e aparece em primeiro com dados estimados, já que os dados de renda não estão disponíveis.